Não é um blog sobre cachorros e bikinis

Tá Tudo Uma Bosta

O título dessa postagem não é uma frase de minha autoria, ela foi dita por uma amiga/leitora. Foi um dia desses, quando eu perguntei “Como estão as coisas?” e ela prontamente me respondeu “Tá tudo uma bosta. (foi mal a negatividade rsrsrs)”. De fato estar tudo uma bosta é uma situação bem longe do ideal, mas o que realmente me chamou a atenção foi o “foi mal a negatividade”. Naquele instante um tema pro texto dessa quarta-feira apareceu.

Desde muito jovens somos encorajados a responder perguntas do tipo “Tudo bem?”, “Como você está?” e similares com uma resposta positiva. Basta lembrar das aulas de inglês, onde as únicas respostas que aprendíamos a dar eram “I’m fine, thanks” ou algo similar. A atitude positiva automática é uma coisa que entra na nossa programação tão cedo que constatar a verdade através de uma resposta negativa nos parece um crime. Principalmente hoje, quando existe praticamente uma ditadura da felicidade.

Em um mundo em que pessoas fazem uma propaganda massiva da própria felicidade, não se sentir feliz é visto com maus olhos. Ser sincero ao ponto de dizer que tudo está uma bosta é classificado por muitos como pessimismo, negativismo ou puro e simples exagero. Eu tenho pra mim que sempre tem algo bom acontecendo, mas em alguns momentos olhamos para os lados e chegamos a conclusão de que “Tá tudo uma bosta”. Nesses momentos se recriminar por pensar assim me parece tão errado quanto dizer que está tudo certo mesmo não estando. Pessimismo não é admitir que tudo está uma bosta, mas sim desanimar diante da bosta em que tudo aparentemente se transformou. Admitir que as coisas não vão bem é o primeiro passo pra colocá-las nos eixos.

Por último gostaria de deixar bem claro que, apesar de ser uma pessoa que oscila entre o realismo e o otimismo, já vi tudo ao meu redor se transformar em fezes algumas vezes. Não vou mentir dizendo que em todas essas vezes eu encarei com coragem e determinação todas as dificuldades. Bastou só um pouco de otimismo e paciência. Os tempos ruins sempre passam, mas enquanto eles não passam, não se sinta mal em admitir que está tudo uma bela bosta.

Compartilhe esse canino em traje de banho

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Anteriores

Contos de Segunda #11

Próximo

Não Deu pra Terminar

  1. Nara

    Consegui rir disso. Talvez seja o tal lado bom dando sinais.

    Texto motivador. Obrigada, Filipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén